Uma boa imagem é um pré-requisito para boas vendas. Isso é especialmente verdadeiro para o mercado imobiliário sobrelotado em que potenciais clientes deslizam por dúzias de ofertas por minuto, e apenas uma foto atraente pode fazê-los parar e olhar para a sua proposta.

Estas dicas de um fotógrafo experiente melhorarão significativamente a qualidade das fotografias do seu imóvel, mesmo se apenas tiver uma câmara de telemóvel.

Leia este post se:

  • aluga quartos no Airbnb ou serviços semelhantes
  • quer vender a sua propriedade imobiliária
  • trabalha como agente imobiliário
  • trabalha como agente de turismo

As seguintes sugestões ajudarão a criar imagens atraentes tanto para o interior como para o exterior da sua propriedade. Aqui estão elas.

  1. Escolha a altura certa do dia.

Certifique-se de que há luz nas suas janelas quando estiver a tirar fotos – as salas ficarão mais atraentes com luz solar natural. Para fotos de interiores, qualquer hora do dia será adequada desde que o sol esteja a entrar. No entanto, para o exterior, como uma varanda, alpendre, pátio, jardim, etc. – a sessão de fotos funcionará melhor no início da manhã ou no final da tarde, quando a luz é suave e as sombras são longas. Desta forma, representará o entorno da maneira mais atraente.

Sensimar Savoy Garden, Madeira
Sensimar Savoy Garden, Madeira
  1. Adicione um toque agradável ao interior

Adicione um vaso com flores frescas na sala de estar e uma cesta com frutas na cozinha. Estes pormenores animam muito a imagem quando se compara o resultado final. Tenha em mente que, para alguns quartos, tirar fotos de detalhes faz mais sentido do que fotografar espaços vazios.

  1. Mantenha os quartos limpos

Isto pode parecer uma recomendação desnecessária, mas ficaria surpreso com a quantidade de clientes que ignoram esta sugestão. Azulejos na cozinha e na casa de banho, torneiras e peças de porcelana precisam de brilhar de limpeza e higiene. Eles devem cegar o espectador com o seu reflexo estéril.

  1. Livre-se de objetos excessivos

Pequenas peças de decoração e móveis podem parecer bonitas na vida real, mas em fotos elas podem criar uma impressão de um “armazém de colecionador.”

  1. Mantenha a sua câmara em linha reta

Preste atenção às linhas horizontais e verticais no enquadramento. Ao fazer uma foto abaixo ou acima do nível de visão, corre o risco de distorcer a perspectiva e que a sala pareça estar a cair aos pedaços.

  1. Certifique-se de não estar a refletir numa porta de vidro ou espelho

Tenha cuidado ao tirar fotografias de superfícies refletoras: vidros, espelhos, móveis lisos. Certifique-se de que nem você nem outra pessoa ou mesmo o seu tripé participam na foto: parece pouco profissional.

  1. Fotografe interiores com controlo de exposição bracketing

Já reparou? Fotografar janelas é um grande desafio. Ou o céu está muito claro ou o interior da sala está muito escuro. Tire as fotografias com bracketing de exposição. Por exemplo, a imagem abaixo é uma mistura de duas: uma com a exposição medida pelo céu e a segunda – com a exposição medida pelo interior.

Curiosamente, muitas destas dicas funcionam mesmo para fotos com telemóvel. Contudo, para imagens mais avançadas é aconselhável pedir ajuda profissional, especialmente se quiser não só alugar ou vender a sua propriedade, mas fazê-la mais cara.

Como o custo do trabalho de um fotógrafo é apenas um grãozinho comparado com o custo do seu apartamento ou casa, vale a pena contratar um bom fotógrafo local. Pode obter as imagens uma vez e usá-las sempre que quiser. E lembre-se que quanto mais atraente a imagem da sua propriedade imobiliária for, mais rápido terá os seus clientes.

Por favor, deixe-nos saber o que acha destas sugestões. Além disso, comente se tiver outras ideias sobre como melhorar a qualidade das sessões fotográficas de imóveis.

Veja mais posts no blog:

Leave a Reply

Your email address will not be published.