Organizar o batizado dos filhos pode ser um assunto complicado. Os pais precisam de tomar conta de muitas coisas – e, além disso, orientar o fotógrafo para capturar os momentos importantes. Após a cerimónia e o jantar, as pessoas esquecerão como era o vestido do bebé ou o sabor do bolo, mas as fotos permanecerão.

Planear o trabalho do fotógrafo é uma parte muito importante de todo o processo, mas que, infelizmente, é com frequência colocada em segundo plano. Neste artigo, vamos percorrer as coisas cruciais a preparar.

  1. Mostre ao fotógrafo o quarto do bebé

Antes do dia do batismo, convide o fotógrafo para ver o quarto onde o bebé vai ser vestido. O fotógrafo precisa de avaliar as condições: a luz, o tamanho do quarto, a cor das paredes e as possibilidades de reflexo do flash, os ângulos e o pano de fundo da sessão fotográfica.

Se tiver poder de influência sobre as cores da sala, tente mantê-las pintadas em cores quentes e claras, como o amarelo ou até o branco. Coberturas ou paredes vermelhas, cor-de-rosa ou verdes darão à pele de qualquer pessoa na sala uma tonalidade desagradável. É possível remover esta tonalidade no Photoshop, mas é um trabalho difícil e que vai requerer muito tempo do fotógrafo.

 

Fotografia de batizado na Madeira
  1. Mostre ao fotógrafo a igreja

A maioria das igrejas na Madeira são um desafio para a fotografia: são muitas vezes escuras, com janelas pequenas e paredes amarelas ou castanhas que dão um tom de pele pouco saudável aos visitantes. É importante que o fotógrafo venha ver o local para organizar o seu trabalho de maneira a que as fotos fiquem bem.

Outra coisa importante é que algumas igrejas e capelas na ilha da Madeira organizam a cerimónia num canto – e o próprio batismo – no lado oposto. Siga-se pela nossa experiência, pois isso já aconteceu em Machico, na Camacha e no Funchal. Num minuto, o fotógrafo teve de mudar as lâmpadas externas e os refletores de um lugar para outro, voltar a instalar todo o equipamento e preparar-se para capturar o momento sagrado que todo o mundo estava à espera. Como pode entender, o fotógrafo precisa de se preparar para isto examinando o interior da igreja.

Fotografo de Batizado na Madeira
Fotografo para batizado na Madeira
  1. Mostre ao fotógrafo o restaurante

Esta parte do programa é menos stressante, mas ainda é importante. Os convidados começarão a servir-se de comida e bebida e todos ficarão relaxados – exceto o fotógrafo. O profissional ficará atento aos convidados, à decoração, às prendas e a outros momentos importantes ou engraçados da celebração. Mostre o restaurante ao fotógrafo – e verá o local com olhos diferentes, além de imaginar melhor o resultado.

  1. Conceda mais tempo para tirar fotos ao bebé

Mesmo antes de iniciar a sessão fotográfica do bebé, dê ao fotógrafo cerca de 20 minutos para tirar fotos às roupas do bebé e outros acessórios. Quando o seu filho crescer, você vai estimar ver essas pequenas peças memoráveis nas fotos e lembrar-se do seu querido bebé. Essas imagens sempre ficam lindas.

Tudo pronto? Agora vamos passar para a sessão de fotos do bebé. Tirar fotos a bebés não é tarefa fácil. Às vezes eles fazem brincadeiras, choram ou simplesmente não têm disposição para uma sessão de fotos. Dê um tempo para que a criança se acostume com o desconhecido que está na sala e com o trabalho da câmara. Tudo precisa de acontecer num ambiente calmo e amigável.

  1. Permita menos pessoas no quarto do bebé

O batizado na Madeira é um evento familiar onde montes de familiares aparecem para saudar os pais e o bebé. No entanto, é melhor limitar o acesso ao quarto onde a sessão fotográfica do bebé está a acontecer. Imagine: está a tentar fazer a criança sentar-se direita e olhar para a câmara. O miúdo está pronto e, de repente, uma tia entra e acena para o bebé. O bebé olha para o lado e o momento perde-se. O padrinho e a madrinha costumam participar nesta sessão fotográfica porque ajudam a vestir a criança. Mas é melhor conversar educadamente com o resto da família e explicar que eles participarão na sessão de fotos nas fases seguintes.

A mesma regra se aplica para a cerimónia na igreja. Os familiares geralmente gostam de fazer as suas próprias filmagens do evento, mas é importante que eles não permaneçam atrás do padre ou dos pais porque eles inevitavelmente aparecerão nas imagens. Ou pior – podem fazer sombra no rosto do bebé, estragando a preciosa imagem. Informe os seus convidados sobre estas regras simples antes da cerimónia de forma a garantir um ótimo resultado da sessão de fotos.

  1. Dê ao fotógrafo 30 minutos no restaurante antes dos convidados começarem a comer

Este tempo é necessário para capturar as belas decorações, as mesas com os nomes dos convidados e os talheres e, claro, o bolo. Quando as pessoas se apressarem a entrar, a solenidade do momento será perdida, então dê ao fotógrafo esses minutos de vantagem.

  1. Peça ao fotógrafo para retocar as fotos

Todo fotógrafo sabe sobre retoque de imagens, mas nem todos fazem isso. Alguns apenas fazem, no melhor dos casos, a correção da luz em massa e entregam essas fotos para os clientes. Na nossa opinião, o retoque é indispensável para fotografias de batismo, especialmente para as do bebé. Como pais, queremos capturar o melhor momento e estimar essas fotos para sempre, por isso elas precisam ser de qualidade máxima – 5 estrelas! Além disso, mais tarde pode querer imprimir algumas das fotos do seu bebé em tamanho grande, por isso precisará delas em excelente condição.

Fotografo para Batizado na Madeira
  1. Peça a entrega das fotos em semanas, não em meses

A sessão fotográfica de batismo e o seu processamento é um trabalho árduo. Editar entre 100 a 200 fotos levará cerca de uma semana. Quanto mais fotos tiver, mais tempo para retoques e correção de luz será necessário. Se um fotógrafo prometer entregar as fotos no dia seguinte, provavelmente vai receber o produto bruto diretamente da câmara sem nenhuma correção. Além disso, se o fotógrafo pedir um prazo de um mês ou mais, isso não é para o seu benefício – a verdade é, eles terão outras prioridades além do batizado do seu bebé. É sempre melhor verificar com o fotógrafo quantas fotografias serão entregues e quais correções podem ser esperadas.

Agora conhece melhor como organizar uma sessão fotográfica de batizado na Madeira e facilitar o seu processo e o resultado será brilhante e bonito. Tenha ótimas imagens e só emoções positivas!

Outros artigos aqui.

Contacta-nos:

2 thoughts on “Encontrar um Fotógrafo para Batizados na Madeira: 8 Coisas que os Pais Devem Saber

  1. I am a keen amateur photographer coming to Madeira May 14 – 24 and looking to spend a day out photographing some of the best locations with a view to enter them in our local club competitions.
    How much would it cost to spend a day with you please as a guide etc?
    THANK YOU

Leave a Reply

Your email address will not be published.